quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Preparo físico


Oi gente!

Hoje quem vos fala é Gabriela Bado, a Nervosa!

Participar de um campeonato é “puxado”, e pode expor os atletas ao limite do desgaste físico. A dor provocada pela dinâmica dos exercícios é anestesiada pela adrenalina na luta constante pela glorificação. Em qualquer esporte, inclusive no roller derby, a preparação física é fundamental para o sucesso em um projeto de alto rendimento.
Há os mais ágeis e, por outro lado, os mais pesados. Aqueles que ficam prontos rapidamente e aqueles que só vão alcançar a melhor forma no meio da temporada de treinos. No entanto, em algum momento, todos eles, juntos, terão que mostrar um bom resultado. Desta forma, os preparadores físicos podem se tornar verdadeiros estrategistas.


O QUE É PREPARO FÍSICO?

Preparo físico é o nível de adaptação e capacidade de um indivíduo de viver determinado estilo de vida. O preparo físico esperado de nossos atletas é superior àquele esperado de não-atletas. A teoria de treinamento agrupa toda a informação sobre esportes proveniente de fontes sociais e científicas. O técnico e o atleta trabalham juntos para produzir um programa de treinamento eficaz para o aumento do preparo físico do atleta e principalmente melhorar seu desempenho atlético.

Preparo Físico é baseado em 5 componentes elementares:
  1. Força
  2. Resistência
  3. Velocidade
  4. Flexibilidade
  5. Coordenação
Cada exercício do treinamento desenvolve um componente específico. Eventos diferentes requerem diferentes necessidades de preparo físico.



Exercício
Demanda
Carga
  • Força

Máxima
  • Resistência
   
Duração e distância máxima
  • Velocidade
Rapidez e frequência
  • Flexibilidade
Agilidade e condicionamento
  • Coordenação

Movimentos complexos



A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA DIÁRIA


Exercício como a caminhada melhora o condicionamento cardiovascular, combate doenças, aumenta a energia e humor e ajuda a manter o peso.
Se você acha que se exercitar apenas 30 minutos por dia não adianta muito, está enganado. Esse tempo é considerado mais do que suficiente para trazer benefícios à sua saúde. A atividade física aeróbica, seja ela a caminhada, corrida, pedalada, entre outras, ajuda a melhorar o condicionamento cardiovascular, combate doenças crônicas, aumenta a energia e disposição para as tarefas diárias, previne gripes e resfriados, eleva o humor e ajuda a manter o peso.
Segundo o preparador físico Marcelo Paiva, quem não se exercita ao menos 30 minutos por dia é considerada uma pessoa sedentária.
- Você come e descansa todos os dias e também tem que treinar todos os dias. Dá para fazer musculação, natação, caminhada ou qualquer atividade em 30 minutos - afirmou o preparador físico Marcelo Paiva.
Se não der para ir à academia, faça caminhada ou corrida na rua, pegue a bicicleta e pedale. O importante é sair do sofá, deixar o sedentarismo de lado e assim evitar os problemas de saúde.

CONSTRUA SUA ARMADURA
Seus músculos são como uma armadura para seus ligamentos e articulações. Eles absorvem consideravelmente a tensão que seria direcionada para as partes mais sensíveis do seu corpo. Construir uma musculatura de qualidade vai diminuir consideravelmente a probabilidade de se lesionar.
Mesmo que não pretenda se tornar um atleta profissional, é importante considerar exercícios de fortalecimento durante a semana. Seja subir alguns lances de escada por 30 minutos, uma corridinha de 20 minutos no parque e algumas flexões de braço. Preparar o corpo para o esforço que vai receber é como montar a armadura do guerreiro que vai pra guerra.
Estiramentos musculares são bastante frequentes em quem não se exercita com frequência, por isso, alongamentos diários vão estimular sua flexibilidade e prevenir alguns problemas que podem ser bem sérios.

DOR NÃO É NORMAL

As dores musculares são como sinal de um treino bem sucedido, e esse tipo de dor é sempre bem vinda.
Se você força o músculo, ele sofre pequenas lesões que, ao se recuperarem, vão deixá-lo mais forte.
Mas cuidado com dores que não são musculares. Procure observar qualquer relação entre dores mais agudas e relacionadas com os movimentos das articulações. Se alguma dor impedir você de se movimentar da forma que normalmente costuma, é um grande sinal de que é hora de visitar um médico.
Entre pessoas que se exercitam casualmente, os pontos de maior atenção devem ser os joelhos, ombros e lombar.



DESCANSO É TREINO

Treinamento, alimentação e descanso devem andar juntos. Com muita frequência, na busca por resultados mais rápidos, negligenciamos a base mais óbvia. Quando nos empolgamos com alguma atividade, queremos fazer aquilo o máximo de vezes possível.
Passamos o dia todo esperando a próxima oportunidade de patinar, de treinar aquele’ whip’ que não conseguimos executar de forma satisfatória no treino anterior, de melhorar nosso condicionamento... Vamos aumentando a carga até sobrecarregarmos o corpo e, com isso, ele falha, e perdemos grande parte do trabalho por falta de equilíbrio. Não ficamos fortes fazendo os exercícios, mas descansando deles.

Então treine, se esforce, se dedique, mas conheça os limites do seu próprio corpo. Não ignore os sinais que seu corpo envia, algumas dores estão aí para nos avisar que há algo de errado, e quanto mais esperarmos para tratar, pior vai ficar. O excesso de treino pode causar lesões sérias, algumas podem ser irreversíveis, o que nos obriga a parar de praticar esse esporte que a gente tanto ama. No meu caso, as lesões são temporárias e eu espero poder voltar logo aos treinos, porque ficar sem o derby é um saco. É triste ver a gurizada ali treinando faceira, suando, e tu ali... doida pra dar uma voltinha de patins. Eu cansei de sonhar que estava patinando, jogando, e por enquanto, continuarei sonhando. Creio que ninguém queira passar por isso por livre e espontânea vontade, então sejam responsáveis! Ao menos essa minha experiência ruim serviu para que eu aprendesse, e espero sinceramente que isso possa ajudar vocês a não cometerem o mesmo erro, espero que vocês levem todas essas dicas pros treinos, e que isso as incentive a estudar e levar a sério cada vez mais as teorias que muitas vezes negligenciamos, mas que são fundamentais para a prática segura de qualquer esporte.

Deixo aqui um ‘quebra-costelas’ pros guris e um beijo nervoso pras gurias.
Até a próxima!
Nervosa



FONTES:




Nenhum comentário:

Postar um comentário