quarta-feira, 7 de maio de 2014

Esporte de contato?

Oieee!! 

Que saudade de vocês <3

Então, hoje eu quero falar um pouco sobre o que são os tão falados esportes de contato, categoria em que o nosso amado Roller Derby se encaixa.

Todos sabemos que os esportes coletivos de contato são mais "violentos" que esportes como o vôlei, por exemplo.

Segundo a Revista Mundo Estranho (referência que eu amo) não há uma forma de medir o nível de violência desses esportes, porém, uma pesquisa feita em 2005 pela Universidade de Loyola, Estados Unidos, revelou que os esportes que mais geram lesões e levam gente ao pronto-socorro são respectivamente: basquete, ciclismo, futebol americano e beisebol. Mas a gente sabe que talvez o Roller Derby também poderia entrar nessa pesquisa facilmente [risos].

Portanto, para evitar lesões é importante usar proteções, conhecer as regras e respeitar os limites do seu corpo.

Gostei muito desse trecho que achei no site http://www.monstersports.com.br:

Fonte: Nicolas Charest (2009)
"Por ser um esporte de contato extremamente brutal, as meninas aprendem como agachar, desviar e pular – inclusive sobre pessoas – além da patinação em alta velocidade e técnicas de tombo para diminuição de impacto. Os apetrechos de proteção – capacetes, protetores de boca, cotoveleiras e joelheiras – são obrigatórios em treinos e partidas. Ainda assim há uma enorme quantidade de colisões entre as patinadoras e isso resulta em uma série de lesões, que elas superam na hora ou exibem com orgulho, sentadas no banco e fora da partida. Algumas ligas chegam à manter um álbum de fotografias em seus sites dedicado somente às manchas roxas, arranhões, contusões, torções, fraturas e ossos deslocados".

Mesmo assim, amamos o esporte e acreditamos nele. Vemos pessoas desistindo, pessoas se interessando em entrar na liga, pessoas que realmente se esforçam pra coisa acontecer, pessoas motivadas que levantam o astral da galera nos treinos, no dia-a-dia de convívio e acho que isso vale muito a pena. Então, sem moleza nesses corpos meninas, vamos treinar e treinar e treinar, porque não se vive somente de comodidade.

Beijos e até o próximo post!

Sahlly Fenix

Nenhum comentário:

Postar um comentário