quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Roller Derby auxilia no tratamento da depressão

E aí galera,

Tudo bem?

Agora que fiz essa pergunta, lembrei de uma situação que muitas vezes acontece em nosso cotidiano. Sabe aquele dia que tu diz a uma pessoa: - Bom dia! e ela responde desanimada: - Só se for pra ti! e tu fica sem reação? Tipo, se perguntando: - Nossa, mas o que foi que eu fiz?

Pois então, vemos muitas pessoas estressadas, tristes, deprimidas por diversas causas e a maioria delas é pela rotina. E isso tudo, num pacote, pode gerar a chamada doença do século: DEPRESSÃO!


E é comum ouvirmos que atividades físicas e exercícios ajudam na recuperação de depressivos. "E não é pra menos, um estudo realizado na Organização Mundial de Saúde alerta que a depressão já é comum em todos os países e atingiu 5% da população mundial no último ano - nada menos do que 350 milhões de pessoas." (FLOR, 2013)

Fonte: http://bit.ly/16MrpX9
Segundo o psicólogo esportivo Mauro Viana a depressão é uma palavra que descreve sentimentos que nos colocam "para baixo" e está relacionada um problema psiquiátrico e psicológico. "Essa pessoa perde o prazer nas atividades diárias, como simplesmente dar uma caminhada no quarteirão", conta Viana.

"O primeiro passo para sair da depressão é querer viver, é ter saúde mental e física boa para excluir os sintomas da depressão do dia-a-dia", orienta o psicólogo.


Com a prática regular de exercícios nossa mente se renova e nos ocupa a manter uma disposição maior com o gasto de energia.



"A ajuda do esporte no combate da depressão se explica justamente por conta do exercício liberar a tensão muscular e aumentar e a temperatura do corpo, provocando relaxamento. Assim como, liberar endorfina."  (FLOR, 2013)


Principais benefícios:

• Redução da ansiedade
• Aumento da auto-estima
• Melhora significativa no sono
• Sociabilidade
• Melhor rendimento no trabalho
• Ou seja, ser mais FELIZ.

"Os exercícios físicos proporcionam bem-estar, já que durante a atividade, o organismo produz endorfina e serotonina, neurotransmissores que amenizam a dor e traz prazer. Quando estas substâncias circulam pelo corpo, melhoram a memória e a disposição física e mental, deixam o sistema imunológico mais forte contra doenças oportunistas e tendem a amenizar a sensação de tristeza e desânimo. Para que os efeitos sejam sentidos, é necessário que o paciente pratique exercícios regularmente, contando com o incentivo de alguém próximo. No início, praticar exercícios em dupla é o mais indicado, mas com o tempo e possível promover as atividades coletivas, principalmente os esportes ao ar livre." (LINDOTE, 2013) 

Fonte: Diego Padilha @ I Hate Flash

Então, conselho que eu dou, nunca tive depressão, mas conheço pessoas que sofrem desse mal: Pratique atividade física, entre pra uma liga de Roller Derby, conheça e conviva com outras pessoas, desestre-se, sorrir faz muito bem, liberar endorfina é demais, não há tempo para perder tempo e viver é muito melhor do que se desacreditar de tudo. 

E você que também não tem esse problema, mas tem um amigo ou alguém da família depressivo, indique e até mesmo acompanhe-o em práticas esportivas, isso vai fazer bem pra você também e acho isso o incrível do Roller Derby, pela rede que se forma pelas pessoas que vão aos poucos se envolvendo com ele e libertando de si as coisas ruins e os problemas da vida.


Go, go, go Roller Derby!
Valeu Gabi Bado (Nervosa) pela a ajuda com o post *-*
Abraços da Sahlly Fenix 

Referências: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário